segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deus te Proteja de Mim...


Há altura na vida em que o amor surge como que do nada. De repente, damos por nós, e estamos irremediavelmente apaixonados. Nada daquelas coisas passageiras. Nada disso. Daqueles amores que se vivem uma vez na vida. É isso que quero partilhar...não mais do que isso. E diga-se, não é nada pouco...

Deus te proteja pela onda de alegria que me invade todo dia
quando encontro com você
Deus te proteja pelo beijo de pecado, tão gostoso
e tão levado tão molhado de prazer
E toda vez que você cruza meu caminho eu esqueço que sozinha
eu nasci e vou morrer
No teu olhar eu vejo um mundo tão bonito tenho fé
e acredito e deixo o amor acontecer
Vem me seduzir, me confundir me agradar, você é louco
eu sou mais louca que você
Vem brincar de fogo me queimar e se queimar, queimando juntos
a gente pode se acender
Eu não vou deixar de amar por medo de sofrer
se você quer me dar quero receber
Vinho proibido de uma safra especial que me embriaga,
me alucina e não faz mal

Deus te proteja pela falta de respeito do meu corpo no teu leito
quando a gente faz amor
Deus te proteja por meu jeito atrevido que provoca teu gemido
mas de gosto que de dor
A tua roupa esconde a parte mais formosa, peço a Deus macho gostoso
que o amor guardou pra mim
Repete e fala essas loucuras sem sentido bem baixinho em meu ouvido
me dá mais que eu quero sim
Vem me seduzir, me confundir me agradar,
você é louco eu sou mais louca que você
Queimando juntos a gente pode se acender
Se você quer me dar eu quero receber
Vinho proibido de uma safra especial que me embriaga, me alucina e não faz mal...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMO TRATAR A ÁGUA PARA EVITAR DOENÇAS


Escrito e compilado por: Jorge Rebelo


Todos os anos morrem em Moçambique milhares de pessoas, principalmente crianças, por causa de doenças como a cólera, diarreias, desenteria, e outras. A nível mundial, 4 biliões de pessoas adoecem anualmente com diarreia e cólera, que provocam cerca de 2 milhões e meio de mortes, principalmente entre crianças. Uma das causas destas doenças é a água contaminada. Muitas veze, a água dos poços, dos rios, e, por vezes, mesmo a água canalizada (das torneiras) transporta bactérias, vírus e parasitas que provocam doenças. Para evitar doenças devemos, portanto, começar por tratar a água.
Como tratar a água
Há várias maneiras de melhorar a qualidade da água:
1. Deixar a água num recipiente durante algum tempo: as substâncias que fazem a água ficar turva vão para o fundo, e a água fica mais límpida. Mas este método não elimina as bactérias, os vírus, e parasitas, etc.

2. Ferver a água - é o melhor método. Ferver a água durante pelo menos 5 (cinco) minutos, mata qualquer microrganismo causador de doenças. O problema é que exige carvão, lenha, gás, petróleo ou outro combustível que muitas vezes não é possível obter ou é muito caro.

3. A pasteurização da água - tem o mesmo efeito da fervura, mas requer mais tempo. Consiste em aquecer a água a temperaturas de 70°C-75°C, durante pelo menos 1 hora.

4. Filtragem com filtros domésticos, como os filtros cerâmicos, filtros de areia e outros. Grande parte da matéria sólida existente na água é removida, mas nem todos os microrganismos que provocam doenças. Além disso, os filtros produzidos para venda comercial são caros, e os produzidos com material local são normalmente pouco eficazes.

5. Desinfectar a água com cloro. Mata os microrganismos (bactérias e vírus), mas não é eficaz contra todos os parasitas. Este tipo de tratamento exige uma aplicação por especialistas, porque o cloro é muito corrosivo.

6. Desinfecção da água utilizando o sol (SODIS):SODIS (do inglês, Solar Disinfection) é um método simples de tratamento da água que combina os raios solares com o calor, para destruir bactérias, vírus e parasitas. A água contaminada é colocada em garrafas de plástico transparentes e exposta ao sol. O método SODIS foi apresentado pela primeira vez numa publicação do UNICEF em 1984. Em seguida foram feitas pesquisas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Ambiental da Suíça, que comprovaram que o SODIS melhora a qualidade da água tornando-a potável.O SODIS é hoje recomendado pelo UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “uma alternativa nova e inovadora de desinfecção da água para consumo humano.”O SODIS está a ser aplicado já há vários anos na Índia, nalguns países africanos, na Bolívia, no Peru, na Colômbia, na Guatemala, na Nicarágua, no Uzbequistão e em muitos outros. É também uma componente do Programa de Água e Saneamento do Banco Mundial para a América Latina.

REGRAS A OBSERVAR

As garrafas coloridas não servem. Devem usar-se garrafas transparentes, que não bloqueiam os raios ultravioleta.Água turva: a água com partículas em suspensão deve primeiro ser tratada e só depois submetida ao sistema SODIS. As partículas maiores podem ser eliminadas colocando a água num recipiente durante um dia, para as partículas irem para o fundo. Depois a água é decantada. A matéria sólida pode também ser separada por filtragem, usando uma camada de areia ou um pano.Se a turvação de água não puder ser reduzida, será necessário fervê-la ou, se quisermos utilizar o método solar, submetê-la a uma temperatura de pelo menos 70 graus centígrados durante uma hora. Oxigenação: O SODIS é mais eficaz quando a água contém altos níveis de oxigénio. Para conseguir isto: - Coloca-se na garrafa a água a ser tratada de modo a encher cerca de 2/3 da garrafa; - Coloca-se a tampa na garrafa e agita-se com força durante 20 segundos; - Em seguida enche-se completamente a garrafa e tapa-se. - Coloca-se então a garrafa ao sol, na posição horizontal. A água estagnada, principalmente de tanques, cisternas e poços, deve ser sempre oxigenada antes da exposição à luz solar. A experiência mostra que as garrafas só devem ser agitadas no início do processo SODIS. Depois de colocadas ao sol, não se deve mexer nas garrafas, porque isso reduz a eficácia do processo.

QUE TIPO DE GARRAFAS UTILIZAR?

1. Recomenda-se o uso de garrafas plásticas brancas transparentes, porque transmitem bem a luz UV-A. As garrafas azuladas não funcionam bem. Garrafas de plástico ou de vidro?

2. O vidro ordinário com 2 mm de espessura não transmite quase nenhuma luz UV-A. Por isso, as garrafas de vidro não devem ser usadas para o SODIS. Tamanho das garrafas

3. As garrafas usadas para o SODIS não devem ter uma profundidade superior a 10 cms. Porquê? Porque quando a profundidade aumenta, o efeito dos raios UV diminui. Não se deve usar, por isso, garrafas de mais de 2 litros. Envelhecimento das garrafas plásticas

4. Quando as garrafas plásticas ficam velhas, quebradiças, com rachas, isso diminui a transmissão de UV, e o processo SODIS não é eficaz. Nestes casos, as garrafas devem ser substituídas por outras novas.Se forem tratadas com cuidado, as garrafas duram cerca de 6 meses.

COMO CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS

A eficácia do SODIS aumenta muito quando se utiliza um reflector solar para elevar a temperatura da água. O reflector é construído com uma caixa (pode ser de cartão, como as das embalagens) forrada na parte de dentro com papel de alumínio. (No entanto, o reflector não é indispensável).
- As garrafas são colocadas dentro da caixa exposta ao sol, na posição horizontal, com a parte preta por baixo.- O uso do reflector solar permite reduzir o tempo de exposição ao sol de 6 para 4 horas, sem prejuízo da eficiência do SODIS.
- Utilizando-se o reflector solar, com um tempo de exposição de 6 horas tem-se, além do processo de desinfecção, o processo de pasteurização solar.

COMO APLICAR CORRECTAMENTE O SODIS

1. Verifique se as condições climáticas são adequadas ao SODIS.

2. Recolha algumas garrafas plásticas de 1 a 2 litros. Lave-as bem, com sabão. (Pelo menos 2 garrafas para cada membro da família devem ser expostas ao sol, enquanto a água de outras 2 garrafas está a ser consumida).

3. Pinte um dos lados das garrafas (a parte que vai ficar em baixo) com cor preta. Isto permite que a água aqueça mais rapidamente.

4. Verifique se a água está suficientemente límpida para o SODIS. A água muito turva tem de ser filtrada antes de o SODIS poder ser aplicado.

5. Faça a oxigenação da água, como foi explicado em cima (2/3 de água, tapar, agitar durante 20 segundos, depois encher completamente e tapar bem a garrafa).

6. As garrafas devem ficar bem cheias, com as tampas bem fechadas.

7. Escolha um lugar adequado para colocar as garrafas, por exemplo uma chapa de zinco num lugar com sol e onde a sombra não chegue (por exemplo no telhado) e protegido do vento. Coloque as garrafas na posição horizontal, com a parte pintada de preto por baixo.

8. Exponha as garrafas ao sol durante 6 horas se o céu estiver claro ou pouco nublado.

9. Exponha as garrafas ao sol durante 2 dias consecutivos se o céu estiver mais de 50% nublado. 10. Se conseguir uma temperatura da água de 50°C, um tempo de exposição de 4 horas é suficiente para a desinfecção.

11. Se conseguir uma temperatura da água de 70°C, uma exposição de 4 horas torna a água completamente potável.

12. Durante os dias de chuva, o SODIS não funciona. Recomenda-se nestes dias aproveitar a água da chuva ou ferver.

13. Não colocar a água tratada em recipentes contaminados. Conservar a água de preferência nas próprias garrafas que foram utilizadas para o SODIS.

14. Substitua as garrafas velhas e quebradiças ou com rachas.

15. Uma pessoa da família deve ficar responsável por colocar as garrafas de SODIS ao sol.

16. Coloque as garrafas ao sol de manhã cedo.Nota: Se não for possível encontrar tinta preta pode-se aplicar outra substância. Por exemplo, pó de carvão misturado com cola ou com resina de árvores.

ERROS FREQUENTES NA UTILIZAÇÃO DO SODIS

- As garrafas são colocadas num lugar com sol, mas depois de algum tempo esse lugar fica na sombra.- As garrafas são colocadas com a parte pintada de preto voltada para o sol.

- As garrafas não são colocadas na posição horizontal.

- A água está muito turva, não foi previamente decantada ou filtrada.

- Não se removem os rótulos das garrafas.- Não se enchem completamente as garrafas ou não ficam bem tapadas.

- As garrafas são velhas, quebradiças e com rachas, não têm tampas, ou são coloridas.

TESTES REALIZADOS EM MOÇAMBIQUE

Para termos a certeza de que o SODIS purifica realmente a água, foram feitos testes pelo Laboratório Nacional de Higiene de Alimentos e Águas do Ministério da Saúde. No final dos testes este Laboratório elaborou o seguinte relatório, que confirma a eficácia deste método:


O Ministério da Saúde, através do Laboratório Nacional de Higiene de Alimentos e Águas realizou testes nos dias 22 a 30 de Novembro de 2005, para verificar a eficiência do método SODIS, tendo obtido os resultados seguintes:

Água Não Tratada - usada na Amostra

- Coliformes totais (NMP/100ml) > 2 400
- Coliformes fecais (NMP/100ml) 460
Água depois de tratada com SODIS

- Coliformes totais (NMP/100ml)
- Coliformes fecais (NMP/100ml)
Colocam-se as garrafas num local com muito vento. O ar arrefece a água, o que prejudica a sua desinfecção.