
COPIAPÓ, Chile - As equipes de resgate retiraram nesta quarta-feira da mina San José, no Chile, Claudio Yanez, o oitavo dos 33 mineiros resgatado após mais de dois meses de confinamento forçado. Yanez, de 34 anos, foi pedido em casamento por uma carta enviada à mina pela mulher com quem vive há anos, mãe de suas duas filhas. Da mesma forma que os outros sete operários, ele foi içado por uma cápsula e foi recebido pelos parentes na saída do duto.
Veja as primeiras imagens do resgate
Em entrevista coletiva após a saída dos oito primeiros mineiros, o ministro da saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que o estado de saúde de todos os resgatados era bom e satisfatório.
Antes de Yanez, foram resgatados José Ojeda, Osman Araya, Jimmy Sanchez, de 19 anos, o mais novo do grupo, o boliviano Carlos Mamani, Juan Illanes, Mario Sepúlveda e Florencio Avalos. Há três especialistas dentro da mina para ajudar na tarefa de retirada. Os próximos mineiros a deixar o local provavelmente serão Daniel Herrera e Dario Segovia.
Mario Sepúlveda, o mais exultante ao sair da mina, roubou a cena ao cantar, dar gritos de guerra e fazer brincadeiras ao chegar à superfície. Bem-humorado, ele deu um abraço efusivo no presidente Sebastian Piñera. Sepúlveda foi uma espécie de porta-voz do grupo durante o confinamento. Ele disse em entrevista coletiva que houve uma briga entre Deus e o diabo, e que Deus foi o vencedor.
Em vídeo, veja a chegada de Sepúlveda
Mario Sepúlveda, o segundo resgatado
Técnicos envolvidos no resgate disseram que Florêncio, Mario, Juan, Carlos e Jimmy foram os escolhidos para sairem antes por serem os mais fortes do grupo - logo, estariam mais capacitados para lidar com eventuais dificuldades na subida. Depois deles começou a saída dos considerados instáveis.
G1: acompanhe o resgate ao vivo
Após a saída de Jimmy Sanchez, foi realizado um trabalho de manutenção. Uma roda da cápsula saiu do prumo. Depois o resgate foi retomado. O líder dos mineiros, Luis Urzúa, provavelmente será o último a deixar a mina.
A maior parte dos resgatados já foi levada de helicóptero para o hospital na cidade de Copiapó, depois de ter passado por uma avalação médica e psicológica no hospital de campanha.
O presidente do Chile, Sebastian Piñera, alegando cansaço, deixou o local após a chegada do quarto resgatado, o boliviano Carlos Mamani. A expectativa é de que o presidente da Bolívia, Evo Morales, chegue no início desta manhã em Coiapó para saudar seu compatriota resgatado.
Veja como é feito o resgate dos operários
Após o resgate do segundo operário, um terceiro especialista, paramédico, desceu à mina San José para auxiliar os mineiros no retorno à superfície. Junto a ele há outros dois membros das equipes de resgate no interior da mina.
O tempo médio da retirada de cada operário - incluindo a descida e a subida da cápsula - tem durado cerca de 45 minutos, como o previsto. A subida da cápsula tem levado entre 12 e 16 minutos.
O boliviano Carlos Mamani / AP
O resgate dos mineiros foi precedido de vários testes esta noite. Em uma primeira descida, a cápsula teve um problema na porta, o que atrasou ainda mais os trabalhos. Corrigido o imprevisto, um especialista conseguiu chegar ao fundo da mina para preparar a subida dos operários, que são içados um a um.
Saiba mais sobre cada um dos 33 mineiros
De acordo com os três especialistas que estão na mina, todos os mineiros que esperam na mina pelo resgate estão em bom estado de saúde e prontos para o retorno na cápsula.
A estimativa é de que a retirada de todos os mineiros dure de 24 a 48 horas. Os mineiros vêm fazendo o trajeto de cerca de 600 metros com os olhos fechados. Assim que chegam à superfície, todos recebem óculos escuros especiais para voltar a acostumar a vista após tanto tempo num espaço com pouca iluminação.
Após primeiro resgate, Piñera discursa
Piñera discursa
Conforme forem sendo resgatados, os mineiros passarão por exames médicos no próprio acampamento. Depois, vão se reunir com parentes, antes de serem levados de helicóptero para um hospital na cidade de Copiapó.
O presidente Piñera não demorou a comentar o sucesso do resgate. Minutos depois da retirada do primeiro mineiro, ele disse que os chilenos tem que se sentir "mais do que nunca orgulhosos".
- Tomara que o exemplo dos mineiros fique para sempre conosco - afirmou o presidente chileno, que pediu a todos os cidadãos do país que mantenham "essa união".
Nenhum comentário:
Postar um comentário